Turismo

Projeto Turístico – “Eventos e Monumentos”

 

Elói Mendes é uma cidade privilegiada com suas belezas naturais, suas praças, jardins e monumentos históricos, artísticos e culturais.

O turismo é um setor que recebe uma atenção toda especial da administração municipal e conta com uma boa estrutura para abrigar os visitantes que virão à Elói Mendes.

Monumentos estão sendo erguidos pela cidade. Na Praça do Cristo, uma escultura do Cristo de Elói Mendes, o mais alto Cristo do mundo com seus 39,5 metros de altura. O Espírito Santo, com seus 12m de altura, outro símbolo erguido de frente ao Cristo, numa homenagem à cidade, que outrora teve este nome em 1890. Começaremos a construção de mais um monumento MUTUCA (mosquito) num dos trevos de entrada da cidade. Mutuca ou mosquito porque em 1792 quando da primeira notícia da existência do povoado do Espírito Santo da Mutuca, o clima era agradável, a água farta e saudável e as terras férteis. Mas o local tinha um inconveniente: era infestado por nuvens do mosquito hematófago chamado Mutuca, e por isso recebeu este nome.

Outro monumento que também será erguido, o monumento do café, configurado no Brasão Municipal, e que tem sua importância por representar a riqueza e base da economia do município de Elói Mendes. O Brasão que centraliza a Bandeira de Elói Mendes representa fielmente a história do Município.

Temos também, grandes eventos dentro do projeto turístico cultural: O Carnaval, Semana Santa, Réveillon, Festa da Cidade com shows e rodeios, Festa Natalina com as Pastorinhas e Folia de Reis, Catira, “Terço de São Gonçalo”, numa apresentação belíssima do nosso folclore religioso!

Estes eventos somados a outros de menor porte possibilitam a visita de milhares de turistas ao município, em números que aumentam a cada ano.

 

Os eventos movimentam a economia, gerando empregos e riqueza para o município.

 

No artesanato, na gastronomia, na culinária, pé de moleque, doces, queijos, cachaças e tantos mais!

O Lago de Furnas também é outro grande atrativo do município que atrai visitantes o ano inteiro. Os sítios, fazendas e condomínios banhados pelo lago oferecem lazer e tranqüilidade ao turista.

O Club Elói Mendes com sala de cinema e teatro, salão para eventos, sala de arquivos do acervo cultural e do patrimônio histórico do município.

Atualmente no nosso município contamos com 14 bens tombados pelo município através do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).

A nova Estação Rodoviária trouxe mais conforto e comodidade à população e a todos os visitantes que passam por Elói Mendes e as praças beneficiam os moradores e são um atrativo para quem nos visita.

Elói Mendes apresenta uma enorme vocação turística, é cortada por vários cursos d’água, tendo como principais os rios Verde, Sapucaí e São Domingos, dentre outros, além de cachoeiras e o grande Lago de Furnas, cercados por muitos morros onde podem ser desenvolvidas várias atividades turísticas.

A cidade tem um bom atendimento de hotelaria, conta com várias praças onde predominam muita área verde e jardins floridos.

A atual administração, acreditando no potencial turístico de Elói Mendes vem realizando várias obras procurando assegurar a qualidade de vida da comunidade e proporcionando satisfação aos turistas que por aqui passam.

Reconhecendo tudo isso como prática relevante para a construção da história da região, optou-se por elaborar este projeto visando transformar Elói Mendes em uma cidade que tenha no receptivo turístico mais uma fonte de preservação da sua história e cultura.