Localização

O Município de Elói Mendes situa-se na zona sul do Estado de Minas Gerais. A área do Município é de 498,68 Km2 Tem posição privilegiada em relação às principais capitais do sudeste. Está localizado a 335 km de Belo Horizonte, 330 km de São Paulo, 407 km do Rio de Janeiro e a 902 km de Brasília.

 


Exibir mapa ampliado
 

É uma cidade acolhedora, chamada às vezes, de Cidade Jardim, às vezes, a Pérola do Sul de Minas acolhe seu povo com carinho e se orgulha de sua História.

Uma cidade que não perdeu sua tradição religiosa: que respeita a cultura popular: que se estrutura na agropecuária: que agiliza nos seus limites, o comércio, a indústria. Elói Mendes é uma cidade onde sua gente ainda pode viver tranqüilamente, tendo uma paisagem nobre. Uma cidade limpa, sem violência. O café é considerado importante propulsor da economia local, bem como a agropecuária, leite e corte e a produção de cereais. Nas últimas décadas, surgiram empresas e o comércio cresceu, aumentando as opções de investimentos em Elói Mendes. Em 2005 com uma população estimada pelo IBGE, de 24.161 habitantes, sendo 4.892 na zona rural.

Hoje, há de se analisar que é realizado em prol da comunidade. O atendimento na saúde, na educação, nos setores sociais. Não se mede mais a grandeza de uma cidade pelo seu número de habitantes, mas sim pela qualidade de vida e pela capacidade do município em se adequar aos novos ares de modernidade.

No ramo industrial, o município conta com fábricas de tubos de papelão, móveis e colchões, artefatos de cimento, fios e linhas, tecidos, cartões magnéticos e armazéns gerais de café.