Grupo faz protesto e pede melhorias no trevo da BR-491 em Varginha

Estudantes e moradores de Varginha (MG) fizeram um protesto pedindo melhorias no trevo da BR-491, em Varginha (MG), na manhã desta quinta-feira (18). A manifestação foi motivada pelos acidentes ocorridos no local e, em especial, pela morte de uma jovem de 23 anos no último domingo (14). Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

Além de ser o trevo de acesso ao aeroporto da cidade, o local serve de retorno para alunos de um centro universitário. Um abaixo assinado pedindo providencias está sendo realizado e já conta com mais de 850 assinaturas.

Nesta manhã, os manifestantes caminharam pela BR-491 fizeram um oração. Com o apoio da Policia Militar Rodoviária, o trânsito no trevo foi desviado para pista lateral. A manifestação foi organizada pelo pai de um aluno que frequente o centro universitário. Para ele, a morte da jovem foi a gota d´água.

“Foi um basta, foi o estopim. Quando tem um pai que está sofrendo pela morte da filha, a gente sofre junto. Eu atravesso como motorista habilitado há 20 anos, eu corro risco todos os dias. Então foi um manifesto em prol da vida, para que chegue de vítimas neste trevo”, afirmou Luciano Albertini.

Grupo pediu melhorias no trevo da BR-491, em Varginha, MG (Foto: Reprodução EPTV)Grupo pediu melhorias no trevo da BR-491, em Varginha, MG 

O Departamento de Engenharia do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) desenvolveu um projeto para solucionar o problema do trevo. Segundo o planejamento, o ideal seria  a construção de uma trincheira.

“A nossa ideia é que não aconteça mais cruzamento entre veículos nessa via. Quem estiver indo sentido Elói Mendes continua nessa via. Os automóveis que entrarem na cidade universitária tenham uma via própria para isto. Aqueles que estiverem saindo da cidade universitária passarão por um viaduto, então ele vai conseguir contornar sem fazer o cruzamento nesta via”, explicou Felipe Flausino de Oliveira, chefe de gabinete do grupo Unis.

Segundo Oliveira, o projeto ficou pronto há quatro anos, mas só no final de julho o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aprovou a obra, inicialmente orçada em R$ 4 milhões. Mas agora a iniciativa privada diz que não tem mais o dinheiro.

“Agora nós estamos conversando com todos os empresários da região. O montante financeiro é da iniciativa privada, então nós não temos nenhum incentivo, nenhuma ajuda ainda do poder público”, contou Oliveira.

Os estudantes agora esperam por uma solução o quanto antes. “Tem que fazer alguma coisa. É um apelo da sociedade, dos alunos. A gente tem que mudar isso. Chega de vítima, chega de violência. Nós precisamos fazer algo”, disse a universitária Bianca Rocha.

Projeto prevê obras e melhorias no trecho, mas precisa de investimento (Foto: Reprodução EPTV)Projeto prevê obras e melhorias no trecho, mas precisa de investimento 

Fonte G1



Esta notícia foi lida 960 vezes.

Comentários estão desabilitados.