Para conter crise, Prefeitura de Lavras anuncia novos cortes de orçamento

 

 

 

O anúncio foi feito durante uma coletiva nesta quarta-feira (27). O prefeito Silas Costa Pereira (PMDB) afirmou que o plano emergencial é para conter a crise no orçamento dos cofres da prefeitura diante da instabilidade econômica no país, e também uma maneira de amenizar o impacto da queda de arrecadação de impostos nos últimos três meses.

O pacote de medidas entra em vigor no início de maio, quando haverá a redução dos cargos comissionados e funções gratificadas, corte de 50% das horas extras e redução de plantões médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) entre as especialidades médicas.

Prefeitura de Lavras passa a funcionar em meio expediente. (Foto: Reprodução EPTV)Prefeitura de Lavras anunciou novos cortes para conter crise 

No caso dos plantões médicos, uma equipe de especialistas analisará, entre esta quinta-feira e sexta-feira (29), quais serão as áreas afetadas pela medida.

Outra medida tomada será o escalonamento dos salários dos servidores municipais, que não deve valer apenas para o setor da educação. Ainda segundo o prefeito, o escalonamento acontecerá de forma branda e a partir do salário de abril, pago no mês seguinte. Para a medida, será considerada a faixa salarial dos servidores.

Servidores protestaram contra medidas anti-crise da Prefeitura de Lavras (MG) (Foto: Reprodução EPTV)Servidores protestaram contra medidas anti-crise no final do ano passado 

Paralisação
Após o anúncio da prefeitura, professores e funcionários de diversas escolas e creches do município paralisaram as atividades nesta quinta-feira. Temendo novos atrasos, o protesto é para pressionar a prefeitura a manter a folha salarial em dia.

Já o município afirma que os novos cortes são para evitar atrasos no pagamento dos servidores.

Medidas e cortes
Desde que assumiu a prefeitura, em setembro de 2014, o prefeito Silas Pereira já alegava dificuldades pra manter pagamentos em dia.

Em junho do ano passado, a prefeitura anunciou um pacote de medidas para diminuir os gastos do município. Entre as decisões, estava a demissão de 250 funcionários contratados e a transformação da Urpa, que atendia lavras e cidades vizinhas, em um pronto atendimento municipal.

Em setembro, a prefeitura anunciou o parcelamento dos salários dos servidores. Em novembro, o expediente da prefeitura passou a ser de meio período. O município também atrasou o pagamento do 13º salário dos servidores, situação que só foi solucionada em janeiro deste ano.

Fonte: G1



Esta notícia foi lida 849 vezes.

Comentários estão desabilitados.