Café da manhã é cortado no ensino fundamental de Varginha

O café da manhã está cortado da merenda de alunos que frequentam o ensino fundamental de escolas municipais em Varginha (MG). Segundo a Secretaria de Educação, a decisão é uma forma de economizar, já que o orçamento da prefeitura foi reestruturado e o município precisa manter a merenda da rede infantil de ensino. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

 

 

Em 2016, 1,3 mil crianças ingressaram na rede infantil de ensino. A merenda para esse público é mais cara, por incluir alimentos específicos, como mamadeiras, papinhas e produtos sem lactose.

“Nós estamos reestruturando, procurando amenizar essa crise que está aí. Com o novo orçamento da prefeitura, temos que organizar o que a gente tem”, explica a secretária Rosana Aparecida Carvalho.

Almoço é mantido
Todos os dias, pouco antes das 7h, crianças da rede municipal de ensino costumavam fazer a primeira refeição do dia na cantina das escolas. Agora, elas chegam por volta das 6h45 e vão direto para a sala de aula, de onde saem para a primeira refeição às 9h, que é considerada o almoço dos estudantes.

“Tem criança que nem tem café em casa para tomar. É um absurdo”, reclama a dona de casa Andréia Gonçalves da Silva. Para outra mãe, Franciane de Oliveira, o corte também preocupa. “Não tem condições não. Sai de casa sem comer? Vai ficar até 9h sem comer?”, questiona.

Crianças estão sem tomar café da manhã em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)Crianças estão sem tomar café da manhã em Varginha

Diretora de uma escola no bairro Parque das Acácias, a pedagoga Gizelda Pompeu acredita que os estudantes não serão prejudicados. “O almoço é uma refeição bem balanceada”, diz.

Mas a nutricionista Poliana Bárbara de Lima Soares alerta para os riscos de se substituir o café da manhã pelo almoço. “O café da manhã é uma pequena refeição. Não deve conter grandes quantidades de proteínas, gorduras. É uma forma do organismo acordar”, observa.

Fonte: G1



Esta notícia foi lida 1.192 vezes.

Comentários estão desabilitados.