Alta no nível do Lago de Furnas atrai turistas para o Carnaval

O Carnaval de 2016 nas cidades banhadas pelo Lago de Furnas tem um atrativo a mais em relação ao ano passado, a água. O nível do reservatório subiu bastante em relação ao mesmo período de 2015 e o comércio da região está otimista. Clique em Leia Mais e confira noticia completa.

 


E a paisagem do Lago de Furnas vem mudando diariamente. Somente nos últimos sete dias, o nível subiu quase um metro. De acordo com a última medição do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o reservatório atingiu a marca de 761 metros acima do nível do mar. Isto representa 63% da sua capacidade de armazenamento.
Esta mudança do cenário é motivo de muita alegria para moradores e comerciantes do Sul de Minas que já viram a região cheia.

“A maioria vinha para usufruir da água da represa que era muito boa. Vinha gente para pescar, os jovens vinham para nadar, para se banhar na represa. Era muito bom, muito divertido”, diz o comerciante, Mauro Teodoro Rocha.
O empresário Hélio Oliveira, de São Joaquim da Barra (MG), possui um restaurante e uma pousada na cidade. Ele afirma que no ano passado passou uma fase complicada, quando o lago atingiu 752 metros, dez metros abaixo do nível que está hoje.
“Na época de 2015, no início do ano, nós tivemos uma queda muito grande no hotel e depois de julho de 2015 que começou a chover ai nosso movimento começou a melhorar muito. E hoje, no início de 2016, nosso movimento já está 80% a mais do que em 2015”, diz.
A cidade de Fama (MG) é famosa pelas atrações à beira lago que atraem muitos turistas durante o Carnaval. Neste ano, com a melhora do nível do reservatório, os restaurantes locais estão satisfeitos, mas ainda esperam que o nível suba mais.
“Se ela subir mais uns dois metros e ir para o 763, vai ser o top. Até março, se Deus quiser, ela sobe”, conta a comerciante Rita Maria da Silva.



Esta notícia foi lida 1.491 vezes.

Comentários estão desabilitados.