Com Samu inativo, funcionários convocados seguem sem salários

Os adiamentos para o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, com sede em Varginha (MG), se tornaram motivo de preocupação para os profissionais convocados para o serviço. Muitos pediram demissão de empregos anteriores e agora estão sem salários. Dos 700 aprovados do concurso em 2013, apenas 34 estão trabalhando. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

 

A estrutura de R$ 3 milhões, que deveria estar atendendo mais de 150 municípios do Sul de Minas, incluindo Elói Mendes, desde outubro do ano passado, já foi adiada três vezes. Primeiro porque a estrutura não estava pronta e depois porque faltavam médicos.

Um dos aprovados, que não quis ser identificado, assinou o contrato, deixou o emprego e deveria ter começado a trabalhar em novembro. Um termo aditivo foi colocado no contrato e um novo prazo foi dado aos concursados: 5 de dezembro. O problema é que o prazo passou e ele não sabe o que fazer com a carteira de trabalho que foi entregue para ser assinada assim que foi convocado.

“A gente recebeu em outubro do ano passado. Aí a gente foi lá, assinamos contrato, fizeram a gente pedir demissão do trabalho e faltando alguns dias para o início, simplesmente falaram que foi adiado”, conta.

O advogado Marco Antônio Sales afirma que os convocados já deveriam estar recebendo os salários. “A partir do momento que o concursado é convocado para o trabalho e a partir do momento que ele assina o contrato ele tem que receber todos os seus direitos, mesmo sem estar trabalhando. Se existe algum problema, alguma situação que impede a administração pública de colocar o sistema para funcionar isso não pode atingir o concursado”, explica.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) informou que ainda esta semana será divulgada uma data para que o Samu comece a funcionar. Em relação aos salários, o Cissul ainda colocou que eles serão pagos pelo governo federal e que isso só deve acontecer quando o serviço começar a funcionar.

Com Samu inativo, funcionários convocados seguem sem salários em Varginha, MG (Foto: Reprodução EPTV)Com Samu inativo, funcionários convocados seguem sem salários em Varginha, MG 
Fonte: G1


Esta notícia foi lida 796 vezes.

Comentários estão desabilitados.