Grupo se reúne para discutir os efeitos da estiagem no abastecimento de água na cidade

Na ultima quarta-feira (05/11) reuniu-se na sede da prefeitura, um grupo de pessoas convocadas pelo Prefeito Wiliam Cadorini para discutir soluções para enfrentar a falta de chuvas, que tem afetado o abastecimento de água na cidade.  Clique em Leia Mais confira notícia completa.

 

 

 

Participaram da reunião o Prefeito Wiliam Cadorini, José Mauricio dos Reis (SAAE), José Roberto Félix (Secretário de Obras), Paulo Antônio Ferreira (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente), o Vereador José Richardson Pereira (Tati), Alexandre Teodoro Rosa (Especialista em Engenharia Ambiental), Francisco José Ferreira (Encarregado das Estradas Rurais), Flávia Maiolini, Eliane Aparecida Bruzigues e Marisa Sales representando a Secretaria Municipal de Educação, Cláudio Salin (EMATER) e o ex-prefeito Natal Cadorini.

Vários temas foram abordados e constituídos grupos que apresentarão providências para a situação. Foram abordadas questões relativas aos seguintes temas: Uso racional da água pela população através da conscientização, construção de bacias de captação de água de chuvas nas margens das estradas das bacias do ribeirão da onça e Córrego das Contas, incentivo aos produtores rurais da região para construção de curvas de nível nas propriedades e conservação das nascentes, utilização de barragens já existentes nas bacias para melhorar o abastecimento, construção de novas barragens, a questão do lixo doméstico na região, a utilização dos ribeirões da região para irrigar plantações, a proibição para construir poços artesianos na região que poderá afetar a quantidade de água nos lençóis subterrâneos, a ocupação irregular com construção de novas casas em áreas de proteção ambiental, próximas de córregos e nascentes, a proibição da construção de loteamentos e a construção de galpões para atividades industriais que podem afetar a qualidade da água a ser captada, realização de estudo com assessoramento de técnicos de outras empresas (FURNAS, CEMIG, COPASA, SABESP) para definir a viabilidade de ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) ou a construção de uma nova ETA, reservatórios e adutoras.

Cada grupo formado apresentará estudos e as possíveis soluções para o caso, cujas conclusões serão apresentadas para a população e divulgadas nos meios de comunicação para conhecimento de todos. Os interessados no assunto poderão entrar em contato com os membros da comissão para sugestões e participação.

Uma notícia boa para a população é que apesar de ter chovido muito pouco nos últimos dias, os ribeirões já estão com um volume de água que garante o pleno abastecimento para a cidade. A preocupação, porém está focada no período de seca do ano que vem, principalmente nos meses de setembro e outubro, quando as chuvas tem se tornado muito escassas em toda a região sudeste do Brasil.​



Esta notícia foi lida 1.334 vezes.

Comentários estão desabilitados.