Rodízio ou racionamento de água já atingem 26 cidades no Sul de Minas

Pelo menos 26 cidades do Sul de Minas têm enfrentado problemas para garantir o abastecimento de água. Parte delas é atendida pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa). Clique em Leia Mais e confira notícia completa

 

 

É o que acontece em São Gonçalo do Sapucaí (MG), onde a empresa realiza rodízio na tentativa de atender todos os bairros e novos poços artesianos foram perfurados.

Em setembro, alguns bairros de São Gonçalo do Sapucaí chegaram a ficar 5 dias sem água. Passado um mês, moradores dizem que o desabastecimento persiste. “Disseram que não é racionamento, mas nos deixaram praticamente uma semana sem água”, relatou a técnica de enfermagem Elizeti Silveira Fernandes, que mora no Bairro Bárbara Heliodora.

Outras 10 cidades atendidas pela concessionária passam pela mesma situação. A vazão cada vez mais baixa dos mananciais tem aumentado a preocupação dos moradores e as prefeituras declararam estado de alerta. O rodízio no abastecimento se tornou medida comum.

Pelo menos 26 cidades já enfrentam falta de água no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)Pelo menos 26 cidades já enfrentam falta de água no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)
 

Nos municípios que não são atendidos pela Copasa, sete também começaram a fazer rodízio de água. Em Carmos de Minas (MG), a distribuição fica suspensa diariamente entre 12h e 17h e durante a madrugada. Em Córrego do Bom Jesus (MG), o abastecimento é cortado pelo menos duas vezes por semana em horários específicos. Dom Viçoso (MG), Espírito Santo do Dourado (MG), Luminárias (MG), Marmelópolis (MG) e Olímpio Noronha (MG) cortam o fornecimento de água em determinados períodos todos os dias.

Já Aguanil (MG), Bom Sucesso (MG), Conceição das Pedras (MG), Consolação (MG), Monte Sião (MG), Nepomuceno (MG), Passa Quatro (MG) e Campo Belo (MG) declararam oficialmente que estão em racionamento.

Fonte:G1



Esta notícia foi lida 1.076 vezes.

Comentários estão desabilitados.