Moradora de Elói mendes é exemplo na defesa da coleta seletiva

Um ambiente melhor é responsabilidade de todos. Cada um pode fazer alguma coisa para mudar sua rua, sua comunidade e sua cidade. Em Elói Mendes, no sul de Minas, a dona de casa Ana Mendes de Araújo, conhecida como dona Anita ( foto) assumiu o protagonismo da defesa e conscientização de familiares e de moradores da cidade para adesão à coleta seletiva e a reciclagem.  Religiosa com muita fé e grande preocupação com o planeta, ela enfatiza em vários momentos da entrevista que “estamos num momento crucial da necessidade de mais atenção com o destino do planeta.” Ela tem um grande incômodo que é ver os rios poluídos e as ruas cheias de lixo. E faz um apelo “depois que o ser humano vem destruindo o que Deus fez perfeito, precisamos nos preocupar, de forma urgente, com a natureza”. Clique em Leia Mais e confira a notícia completa

 

 

MOTIVAÇÃO PELA RECICLAGEM

Movida por anúncios e propagandas pelas causas do meio ambiente, Dona Anita sentiu-se motivada a dar os primeiros passos no cuidado com os destinos dos resíduos. A ideia dela contagia amigos e moradores do município. A iniciativa definida por ela como simples, e  que pode ser assumida por todos,  começa na triagem do lixo em sua casa, através das sacolas que fazem a separação. Tudo observando os critérios de acondicionamento e  da reciclagem do lixo.

“Eu tenho 04 (quatro) formas de reciclar o lixo, ou seja, seco, papel, orgânico e radioativo.  O úmido é recolhido pela prefeitura,” esclarece Dona Anita. Esta iniciativa chama a atenção dos vizinhos e moradores da cidade, que querem ter informações. “Dou conselho e sempre estou motivando outras pessoas a fazerem o mesmo, ressalta. Todo o resíduo reciclado é encaminhado, por ela, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Elói Mendes (Deusanara). No caso de pilhas, ela explica “a que não me serve eu entrego para a loja fazer a destinação  de volta ao fornecedor.”

CUIDADORA DO PLANETA

A consciência de que o mundo está cada vez mais poluído é desafiante. Dona Anita compreende que todos devem “arregaçar as mangas”, buscar informações e terem atitudes. Do contrário, ela se preocupa – “vamos viver calamidades, criadas por nós mesmos”. Se a união faz a força, ela defende que “cada um faça alguma coisa, pelo menos um pouco e não se acomode”, defende.

A responsabilidade com o planeta é de todos. Dona Anita sugere que o poder público, instituições e empresas façam campanhas de conscientização de forma permanente. “Os panfletos que espalharam, aqui na cidade, sobre a coleta seletiva tem que ser constante”, defende.  E reforça “só assim as pessoas vão se tocar para não ter uma vida péssima no futuro para os nossos filhos, netos e descendentes.” Ela reconhece a importância da Campanha pela Coleta Seletiva lançada na cidade no mês de julho e afirma que se precisarem, ela estará sempre junto. Refletindo a dificuldade que é fazer com que entre na cabeça das pessoas a atenção na separação dos resíduos, na reciclagem e com o planeta – a moradora atenta à coleta seletiva de Elói Mendes se coloca como parceira “qualquer ação que faça para despertar e sacudir as pessoas na defesa do meio ambiente, eu quero contribuir”.



Esta notícia foi lida 1.245 vezes.

Comentários estão desabilitados.