Lago de Furnas está abaixo do esperado para o período

A falta de chuvas nos últimos meses, o nível do Lago de Furnas está mais de 12% abaixo do esperado por turistas e comerciantes que dependem da represa. Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, Fausto Costa, atualmente o lago está com nível bem abaixo do esperado para o período. Clique em Leia Mais e confira notícia completa.

 

 

 

Isso  gera prejuízos para pescadores e para quem vive do turismo nas 34 cidades banhadas pela represa. As explicações para a queda do nível do lago foram a pouca quantidade de chuva no mês de Janeiro e no ultimo ano e a necessidade de geração de energia em outras hidrelétricas ao longo do Rio Grande. Com isso, foi preciso utilizar a água da represa, mas até hoje a situação ainda não voltou ao normal e a tendência que o lago continue diminuindo sua capacidade. 

Represa de Furnas na divisa entre municípios de Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas.   (Travessia ao Distrito de Pontalete)

Represa de Furnas na divisa entre municípios de Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas. (Travessia ao Distrito de Pontalete)

Se a quantidade do nível do reservatório continuar abaixando diversas balsas que realizam a travessias de pedestres, veículos, terão que interromper os serviços e alguns municípios  que terão que construir novas travessias por terra para comunidades e municípios continuem interligados.

Diante das questões que envolvem o volume de chuva e a geração de energia elétrica, Costa acredita que é difícil prever quando o reservatório vai atingir a cota máxima. De acordo com o presidente do comitê, a expectativa é de que isso aconteça em 2015.

Margens do laco que deveriam estar cobertas pelas águas do reservatório

Margens do laco que deveriam estar cobertas pelas águas do reservatório



Esta notícia foi lida 1.656 vezes.

Comentários estão desabilitados.