Dengue: esta luta também é sua

Várias ações são realizadas no município para mobilizar toda comunidade no combate a Dengue. Uma passeata foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Secretaria da Educação, reunido escolas e equipe de Endemias e dos PSF´s na manhã da última sexta feira. A população contagiou-se com a passagem dos alunos pelas principais ruas da cidade. Clique em Leia Mais e confira noticia completa

 

 

 

A prevenção é a única arma contra a doença. Por isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A doença não está longe de nós, no ano de 2013 em Elói Mendes são 10 casos confirmados de dengue e todos autócnes ou seja adquiridos no próprio município, fora os casos importados.

Por isso é muito importante a colaboração de todos no combate a proliferação do mosquito transmissor da doença. Faça sua parte limpe a sua casa e seu quintal.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno.

Conheça alguns sintomas:

Dengue Clássica
Febre alta com início súbito; Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; Perda do paladar e apetite; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Náuseas e vômitos; Tonturas; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida; Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; Manchas vermelhas na pele; Sonolência, agitação e confusão mental; Sede excessiva e boca seca; Pulso rápido e fraco; Dificuldade respiratória; Perda de consciência; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida;Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.



Esta notícia foi lida 795 vezes.

Comentários estão desabilitados.