Elói Mendes participa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

A Prefeitura de Elói Mendes por meio da Secretaria de Cultura vai realizar um encontro de Grupos e Culturas Populares nesta sexta-feira (20/9). O evento integra a 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural com o tema “Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura”. O objetivo é valorizar a presença dos grandes mestres de nossa cultura, tão importante para a compreensão de nossa história.Clique em Leia Mais e confira a notícia completa.
Anúncio do Bradesco

Anúncio

 A apresentação será gratuita às 20h, no Club Elói Mendes. Haverá uma homenagem ao mestre que vêm mantendo esta tradição, apresentando a dança Catira pelo grupo da Melhor Idade, uma exposição das vestimentas usadas por vários anos, com fotos das apresentações dessa dança caracterizada pelas batidas das mãos e pés.
O Club Elói Mendes fica localizado à Praça da Matriz, 342 – Centro.
Griôs
Os griôs surgiram no noroeste africano e tornaram-se um símbolo da tradição oral. Responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, os griôs tem relação íntima com a palavra – considerada sagrada – e são guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais. Em sua origem, o griô assumiu variadas funções, sendo responsável por perpetuar a história por meio da contação de histórias, a genealogia das famílias, a música e a poesia popular, mestres dos ritos e práticas, chegando a liderar, inclusive, a mediação de conflitos.
ICMS Cultural
Em agosto, foi divulgada  a pontuação definitiva do ICMS Cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Elói Mendes tem o segundo maior índice do ICMS Cultural da região. Assim, o município continuará proporcionando ações de proteção e investimento no Patrimônio Cultural.
jornada


Esta notícia foi lida 1.059 vezes.

Comentários estão desabilitados.