Elói Mendes tem o segundo maior índice do ICMS Cultural da região

  A pontuação definitiva do ICMS Cultural, foi divulgada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Elói Mendes obteve nota elevada entre as cidades da região, o que proporcionará a continuidade das ações de proteção e investimentos no Patrimônio Cultural do município. Clique em Leia Mais e confira notícia completa

 

 

 

 

O trabalho de reforma da Praça da Matriz, a preservação dos bens tombados, o funcionamento ativo do Conselho e a participação de Elói Mendes na Jornada Mineira do Patrimônio Histórico e Cultural foram alguns dos fatores determinantes para o aumento da pontuação definitiva da cidade que cresce a cada ano.
Em 2004, Elói Mendes possuía nota final de 3,15. Esse trabalho aumentou a pontuação definitiva para 12,50. Ocupando o segundo lugar das cidades da Região Dessa forma, o crescimento no ranking demonstra que Elói Mendes vem se preocupando cada vez mais com a preservação do patrimônio cultural.
Os valores do repasse são estimados por ponto, ou seja, quanto maior a nota, maiores os recursos.

O ICMS Cultural existe desde 1996, quando foi promulgada a Lei Robin Hood. O levantamento leva em consideração políticas de proteção ao patrimônio histórico realizadas pelo município, como a conservação dos bens históricos, investimentos em cultura, reconhecimento dos bens culturais, legislação e elaboração de inventário de proteção ao acervo cultural.

Diversas ações de valorização, resgate e preservação do patrimônio local estão sendo realizadas. A cidade abriga diversos patrimônios tombados entre valores históricos, culturais, arquitetônicos, paisagísticos e artísticos.

Pontuação Cidades da Região:

Alfenas (8,60 pontos)

Boa Esperança (6,50 pontos)

Caldas (1,0 ponto)

Campanha (8,35 pontos)

Carmo da Cachoeira (8,50 pontos)

Caxambu (0 ponto)

Elói Mendes (12,5 pontos)

Guaxupé (9,60 pontos)

Itajubá  (8 pontos)

Lambarí ( 9,92 pontos)

Lavras (0 ponto)

Monsenhor Paulo ( 4,70 pontos)

Oliveira (o ponto)

Passos ( 10,10 pontos)

Perdões (7,96 pontos)

Poços de Caldas (4,60 pontos)

Pouso Alegre (7,40 pontos)

Santa Rita do Sapucaí (10,90 pontos)

São Gonçalo do Sapucaí (8,73 pontos)

São Lourenço (9,90 pontos)

Três Corações ( o ponto)

Três Pontas ( 1,30 pontos)

Varginha (14 pontos)

(Fonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA)



Esta notícia foi lida 2.016 vezes.

Comentários estão desabilitados.